O Bom Dia é um momento para nos centramos no dia que começa, para despertar a consciência da Vida que eu sou e da Vida que existe à minha volta, de forma a conseguir “encher os dias de Vida e não a vida de dias” (Gier, 2014). O Bom Dia está organizado como um caminho, que pretende que ao longo da semana, cada jovem trabalhe os níveis corporal, psicoafetivo e de abertura à transcendência.
2ªfeira: Para
Para iniciarmos a semana é importante parar. Quando paramos e nos alheamos do ruído externo, podemos tomar consciência de nós e do nosso corpo. Podemos encontrar a verdade de quem somos, ter um espaço para nos interrogarmos e para definirmos o nosso caminhar.
3ª feira: Contempla
É um momento que tem o seu ponto de partida nos sentidos externos, em que somos recetivos à realidade que nos rodeia e nos deixamos interpelar por ela.
4ªfeira: Interroga-te
É um momento que, a partir da leitura e interpretação de uma frase, promove o diálogo, a escuta do outro com atenção e o respeito por pontos de vista diferentes.
5ª feira: Escuta
É um momento de escuta da Palavra de Deus, com uma frase de uma das leituras (normalmente do Evangelho) do domingo seguinte.
6ª feira: Age!
A partir dos diferentes momentos de Bom Dia ao longo da semana, das várias vivências e interrogações, é importante refletir com incorporar essas experiências no nosso dia a dia.
Este itinerário deverá ser seguido com referência a um tema semanal, que será trabalhado em momento oportuno pelo Diretor de Turma, designadamente na aula de Formação Humana. Os temas semanais inscrevem-se num tema mensal, aprofundado num texto que deverá ser objeto de reflexão pelo professor de EMRC (no caso do Ensino Secundário) ou do professor de Catequese (no caso do 2º e 3º Ciclos).
Neste documento podem-se encontrar sugestões de dinamização de cada uma das etapas do itinerário. Estas sugestões, que poderão ser usadas como ponto de partida ou forma de desbloquear alguma situação, não são vinculativas. Pelo contrário, será desejável que cada professor, em conjunto com os alunos da turma, «invente» maneiras inovadoras de dinamizar os diferentes momentos, sem prejuízo dos objetivos e da finalidade..
A equipa de Pastoral estará sempre disponível para esclarecer qualquer questão.